sexta-feira, fevereiro 10, 2012

Alfred Kinsey


Gostamos de fazer, gostamos de falar que fizemos e como e as vezes até com quem. Mas nem sempre foi assim. Só depois das revoluções iniciadas na década de 60, um a um, é que a maior parte dos tabus sexuais foram derrubados, alterados ou esquecidos. 
Alfred Kinsey, professor universitário etmologista e zoologista, foi pioneiro na pesquisa da sexualidade humana, e até hoje é considerado como o pai e criador da sexologia como ciência. Kinsey iniciou seus estudos sobre práticas sexuais humanas após uma discussão com o colega Robert Krog, na Universidade de Indiana. Após ter concluído, em seus estudos de entomologia, que nenhuma vespa era igual à outra, e que as práticas de acasalamento das vespas eram extremamente variadas, Kinsey percebeu que, apesar da falta de estudos sobre a sexualidade humana, essa característica de diversidade sexual era comum entre os animais e, dentre estes, os humanos. Kinsey queria que a educação sexual fosse abordada em uma disciplina exclusiva, algo inexistente na época. Ao fazer isto, Kinsey conseguiu criar a disciplina acadêmica de sexologia, ciência da qual é considerado o criador. Após muita persistência, em 1935 Kinsey conseguiu recursos financeiros junto à Fundação Rockefeller e pôde, então, iniciar sua pesquisa sobre a sexualidade humana. Para isso, Kinsey montou e treinou uma equipe que entrevistaria, nos anos seguintes, milhares de pessoas em todo o território dos Estados Unidos.

A publicação do primeiro volume do famoso relatório sobre a sexualidade masculina (Sexual Behavior in the Human Male), em 1948, deu origem a uma enorme polêmica nos Estados Unidos. O livro foi um dos mais vendidos naquele ano. Rapidamente, Kinsey se transformou numa celebridade, considerado até hoje como uma das personalidades mais polêmicas doséculo XX. Foi capa dos principais jornais e revistas do país. O segundo volume, abordando a sexualidade das mulheres (Sexual Behavior in the Human Female) foi publicado em 1953.
A controvérsia que daí resultou foi inevitável, pois certos dados chocavam a estrutura clássica da família americana no final da década de 1940 e início da década de 1950. A América acabava de descobrir que, segundo os estudos de Kinsey, 92% dos seus homens e 62% das suas mulheres se masturbava. E que 37% dos homens e 13% das mulheres já tinham tido uma relação homossexual que lhes tinha proporcionado um orgasmo. Neste caso, os fatos foram noticiados pela imprensa sensacionalista como uma verdadeira bomba.
Os seus relatórios foram vistos por muitos como o início da revolução sexual da década de 1960. Apesar de ainda hoje encontrarmos dados resultantes do Relatório Kinsey, há que ter em conta que esses mesmos dados têm cerca de 50 anos e que, certamente, muitas das práticas e percentuais da época podem certamente ter se modificado.

O resultado de toda a sua pesquisa levou a elaboração da Escala Kinsey, que tenta descrever o comportamento sexual de uma pessoa ao longo do tempo e em seus episódios num determinado momento. Ela usa uma escala iniciando em 0, com o significado de um comportamento exclusivamente heterosexual, e terminando em 6, para comportamentos exclusivamente homossexuais. Muito frequentemente a Escala de Kinsey é simplificada de forma exagerada prevendo apenas heterossexuais, bissexuais e homossexuais de acordo com a monossexualidade, onde temos apenas dois sexos: o macho e a fêmea. Em estudos posteriores, Alfred Kinsey, Wardell Pomeroy et al. publicam os livros Sexual Behavior in the Human Male (1948) e Sexual Behavior in the Human Female (1953), introduzindo também os assexuais.

Kinsey escreveu em tradução livre:“ Homens não são representados através de duas populações discretas, heterossexual e homossexual. O mundo não é subdividido em carneiros e cabras. É um fundamento da taxonomia que a natureza raramente pode ser tratada em categorias discretas... O mundo em que vivemos é contínuo em todos e em cada um dos aspectos.
Quando enfatiza-se a continuidade das graduações entre os heterossexuais e homossexuais exclusivos ao longo da história, parece ser desejável desenvolver uma gama de classificações que podem ser amparadas em quantidades relativas de experiências e respostas heterossexuais e homossexuais em cada caso... Um indivíduo pode ser associado numa posição da escala em cada período de sua vida... Uma escala de sete categorias aproxima-se de representar as várias graduações que existem atualmente (Kinsey, et al. (1948). pp. 639, 656) ”

A escala é representada abaixo:

0 - Exclusivamente heterossexual
1 - Predominantemente heterossexual, apenas eventualmente homossexual
2 - Predominantemente heterossexual, embora homossexual com frequência
3 - Bissexual
4 - Predominantemente homossexual, embora heterossexual com frequência
5 - Predominantemente homossexual, apenas eventualmente heterossexual
6 - Exclusivamente homossexual
X - Assexuado

E você, qual o seu número?

terça-feira, fevereiro 07, 2012

Circle Casting

East is the first corner we call upon
just as breathing is our first action in this world
we call Air into our circle
Welcome Air!

Next is South
Kingdom of the Fire below
The heat from underneath that grants us our energy
Welcome Fire!

Then comes Water
From the West is that power which gives us life
Refresh us and cleanse us whenever we need
Welcome Water!

From up North
I call Earth, Mother nature that nurture and cares for us
just as the ground under our feet
Welcome Earth!

And finally from the center
I call to Spirit
The fifth element inside us
Welcome Spirit!



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...